Comparar listagens

Preço x Valor – O que avaliar na hora de escolher o seu imóvel

Preço x Valor – O que avaliar na hora de escolher o seu imóvel

Seja para morar ou investir, achar o imóvel ideal não é tarefa simples. Você faz várias pesquisas, recebe muitos contatos de corretores, visita uma infinidade de opções, avalia localização, preço, espaço… Mas o que realmente importa na hora de escolher o seu imóvel e fechar negócio?

A verdade é que o mercado realmente oferece muitas opções e nos últimos anos criou-se uma cultura de avaliação por referência de preço por m². E é aí que você pode cair em uma grande cilada, principalmente se o seu objetivo de compra for moradia.

Com certeza você já ouviu falar sobre commodities, certo? Que são, resumidamente, aqueles produtos de qualidade e características uniformes, que não são distinguidos de acordo com quem os produziu ou de sua origem e, por esse motivo, têm o preço como fator diferencial.

O termo é aplicado a produtos primários, e o bem de moradia das pessoas definitivamente não se enquadra nesse conjunto, como o mercado tenta fazer parecer. Logo, a escolha do seu imóvel deve levar em conta muito mais do que preço por m².

Vamos apresentar alguns pontos essenciais para uma avaliação realmente adequada e completa e, quem sabe, após o término dessa leitura possamos falar e pensar em valor por m² e não mais em preço por m².

(preço é a soma de esforços – não só monetários – que você paga por determinado bem, serviço ou produto, já valor é o que você efetivamente leva/recebe de benefício).

 

Localização

Logo no primeiro item fica bem claro a importância de valor e o quanto ele difere de perfil para perfil. Morar perto do trabalho tem sido o desejo da maioria das pessoas e, de fato, isso representa um benefício incrível já que tempo é o nosso bem mais precioso.  Morar próximo ao metrô ou em locais com fácil acesso aos demais meios de transporte público, também é uma opção. Mas o que é mais importante na sua rotina? Você vai todos os dias ao local de trabalho? Possui um lugar fixo? Quais são os seus horários de deslocamento? Onde ficam os principais outros estabelecimentos que envolvem a sua rotina e da sua família, caso tenha? Escola, cursos, compras, locais de lazer…? Sem dúvidas, o cenário ideal é conseguir escolher um bairro onde você tenha fácil acesso ao mesmo tempo a serviços, comércio e lazer e que permita sua fácil locomoção. E embora, a princípio, isso possa exigir um investimento maior, vale avaliar e contrapor aos benefícios gerados e o quanto essas facilidades são ou não importantes para você.

Qualidade construtiva

Aos olhos leigos, algumas construções podem parecer idênticas. Mas essa não é a realidade. Muitas vezes, para conseguir atender à cultura do preço por m², algumas empresas desprivilegiam a qualidade dos materiais utilizados e das técnicas de execução. Aparentemente, depois de finalizado, o imóvel parece ter boa qualidade mas, infelizmente, alguns deles remetem ao famoso ditado “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Só quem já passou pela situação de ver paredes descascando, revestimentos soltando ou trincando, vazamentos, panes elétricas, sensação de frio ou calor excessivos ou até a impressão de ter o vizinho morando dentro da sua casa (tamanha a falta de isolamento térmico e acústico), sabe o valor de uma boa construção. Por isso é muito importante avaliar o memorial descritivo e o histórico das empresas que incorporam e constroem.

Tamanho

O primeiro item a avaliar para definir o tamanho ideal de imóvel é o seu momento de vida e a sua perspectiva a médio e longo prazo. Você está solteiro? Casado? Tem ou pretende ter filhos? Costuma receber amigos e familiares? Passa muito tempo em casa? Apartamentos pequenos e até estúdios podem oferecer boas soluções de espaço se contarem com bons projetos de arquitetura e decoração, mas talvez ter mais dormitórios possa ser importante se você precisa de um local de trabalho em casa ou pretende aumentar a família nos próximos anos e não pensa em  ter o desgaste de uma mudança.

Condomínio

Definida a metragem do seu imóvel, se ele for dentro de um condomínio você vai precisar avaliar também alguns outros pontos, como, por exemplo, se prefere a maior privacidade de uma torre única com poucas unidades ou uma estrutura de lazer mais completa, mesmo que precise dividir com um número maior de pessoas. Que serviços você valoriza? Os básicos, como portaria e limpeza da área comum? Ou gostaria de contar com serviços extras? Alguns prédios oferecem serviços ‘pay per use’ e até áreas exclusivas como horta orgânica. Vaga de garagem é importante para você? Bicicletário? …

Estilo Arquitetônico

Este pode parecer um item secundário para alguns a princípio, mas no dia a dia nada como estar cercado por um ambiente que nos representa e está alinhado com nosso jeito de ser, agir e pensar. A cidade de São Paulo oferece desde imóveis com estilos mais clássicos e acabamentos básicos até projetos arquitetônicos modernos, com design, conceito e características relacionadas à sustentabilidade e à qualidade urbanística.

Preço

Sim, preço não deve ser o fator determinante para sua escolha mas precisa  ser considerado para o fechamento do negócio. Após ponderar todas as variáveis de valor agregado para você, é preciso fazer um planejamento detalhado das suas economias, receitas e despesas para saber o quanto e de que forma você poderá investir na compra do seu imóvel. Imóveis na planta costumam oferecer um fluxo mais flexível de pagamento, e você deve analisar o quanto possui de recursos próprios e pesquisar bem as taxas, caso precise contratar um financiamento bancário.

Como vimos, são muitos os questionamentos que temos que fazer antes de comprar um imóvel, e a avaliação atenta de cada um deles permitirá uma escolha mais consciente e acertada garantindo muito mais valor e satisfação por m².

 

Créditos: texto por Natacha Rossetti

img

admin

Posts relacionados

Compra de imóveis: escritura, matrícula e registro. Entenda o processo de formalização do negócio

A compra de um imóvel é vista por muitos, acima de tudo, como a concretização de uma conquista....

Continue lendo

Participe da discussão

× Como posso te ajudar?